Cem melhores crônicas: Mário Prata


Add to Technorati Favorites

Mário PrataComecei a me empolgar com blogs quando passei a publicar crônicas. E sempre tinha uma do Mário Prata, religiosamente às quartas-feiras.

Mas um dia o Pratinha resolveu parar de escrever ao Estadão semanalmente, após 15 anos, e eu desanimei delas. Tentei Cony, mas chateei-me l0go. Tenho ainda uma pasta de plásticos com as crônicas de quarta-feira do Mário da época que eu lia jornal de papel. Recortava e guardava todas.

As que escrevo não tenho tanta coragem de publicar… Só quando eu tiver certeza de que ninguém que conheço lê essa porcaria aqui, hehehe. Rata de internet que sou, sei que isso é praticamente impossível. Só se eu tivesse um segunda personalidade mesmo. Carrego um caderninho comigo. Chamo-de de “cache”. Tenho um “volume inteiro” de “Crônicas de Rodoviária”. Você não acredita o tanto de histórias cotidianas que acontecem nas rodoviárias… Qualquer dia publico uma aqui.

escritorO que me fez gostar de ler e escrever as tais crônicas foi um trabalho de faculdade que fiz aos 17 anos para uma vizinha. Ridículo isso, mas ela me pagou ($50 na época, acho) para que lesse uma dúzia de livros do Mário e escrevesse uma monografia sobre Crônicas. Gostaria de passar a vida ganhando $$ assim! Lendo livros e escrevendo sobre eles. Alguém aí ta a fim de pagar? ;-) Na época, eu sem entender nada de monografia, escrita científica e principalmente Literatura, consegui um 10 para a preguiçosa.

Deixo indicado uma coletânea do Mário, lançado no fim do ano passado:

CEM MELHORES CRÔNICAS, Mário Prata, Editora: PLANETA DO BRASIL, 376 páginas
Compilado pelo próprio autor, ‘Cem melhores crônicas’ – que, na verdade, são 129 – dá uma grande idéia das características do texto de Prata que o fizeram um dos escritores de mais sucesso no Brasil. Sexo, mulher, futebol, entre outros temas, são abordados com a maestria de quem aglutina humor, crítica e uma boa história para prender o leitor do início ao fim.

Não esqueça de ver o valor do frete, nem sempre compensa comprar na net. Estou juntando meu $$ pra comprar o meu, se já leu contaê como é. Este mês a $ ta curtinha. ;-)

ouvindo: “Saudosa Maloca”

7 pensamentos sobre “Cem melhores crônicas: Mário Prata

  1. Uma amiga me emprestou, disse que iria gostar, Adorei. Lia o no percurso do trabalho. Precisava me policiar, pois morria de rir sozinha dentro do ônibus. Fiquei sua fã, Acabei de ler “Diário De Um Gordo”, muito bom também.

  2. EU ADOREI AQUELE LIVRO ”AGENDA PARA AGENDAR O QUE?” NA PARTE QUE EU MORRI DE VOTADE DE AGARRALO E BEIJALO, A PARTE EM QUE FALA:”E FAZER SEXO,TEM QUE SER ENTRE AS 8 E 6 DA TARDE?OU FAZER SÓ DE SABADO?…”EU ME AMARREI,DEU ATÉ VONTADE.QUE DELICIA,UIIII…AI,AI,AI,AI…

    QUEM LER ISSO,SERIA UM PRAZER FAZER.TO LIVRE,ME LIGA.TEL:33020455…

    APROVEITA,SEU GOSTOSÃO…

    S2…

  3. EU SOU LOUCA POR ELE,EU ACHO-O LINDO,É POR ISSO QUE HOJE SOU PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA E SÓ MANDO MEUS ALUNOS LEREM OS LIVROS DELE.SOU APAIXONADA POR AQUELE BONITÃO!AI QUE VONTADE DE CASAR COM ELE.SERIA TÃO BOM… TENHO 64 ANOS,MARIO,APROVEITA,TO LIVRE.

    S2.S2.S2…EU TE AMO,MEU AMOR LINDÃO!!!S2.S2.S2.S2.S2…

  4. mario ver se usa agenda pra ser organisar .
    aquela cronica agenda para agendar o que ?
    vc ta errado usa agenda e nao vai se arrepender !a e coloca uma de suas cronicas pra gente ver !

  5. sou sua fa gosto muito de suas cronicas mas acho que voce ta errado muitas pessoas precisan de agenda e um meio de nos organisar nossa vida e e um geito pratico , voce acaba se organisando e correndo menos risco de esquecer seus compromisso.
    mas goto muito de suas cronicas vc arrasa!

  6. Não sou assíduo leitor de Mário Prata, mas gosto de crônicas, ainda mais quando são interessantes, como as do autor.

    Sobre ganhar dinheiro com isso… bom, só tenho uma coisa a dizer: Vá à LUTA!

    Se tu não tentar, pode ter certeza que não irá lucrar mesmo.. eheheh
    E que tal você disponibilizar alguma das tuas críticas? Será um começo. Eu serei um leitor assíduo.

    Beijos e bom final de semana.

Obrigada pela participação.

