Como ajudar as violetas a florir


Novo blog:

http://fortedoce.blogspot.com.br/

violetas

Não moro mais sozinha! :-) Tenho duas violetas e uma mini samambaia. Estão lindas em seus cachepôs de cerâmica. Só há um problema, enfrentado por qualquer um que compra violetas em mercado… As flores das violetas duram muito pouco, e muitas vezes elas nunca mais voltam a florir.

Como hoje acordei mais disposta a cuidas das minhas queridas, fucei a internet em busca de dicas para ajudá-las a florir. Vou colocar as fontes, mas o texto foi montado por mim, garimpando no rio de informações.

As violetas
Originária da Tanzânia, as Violetas são plantas fáceis de cuidar.
Enfeitam colorindo, graças as cercas de seis mil espécies já catalogadas.
Cuidar de violetas é atividade comum e gratificante.

Cultivo
Embora os vasinhos de plásticos sejam mais charmosos e há quem tenha sucesso até com o cultivo em xaxins, as violetinhas vão bem mesmo em vasos de barro. Eles absorvem o excesso de umidade que pode até apodrecer as raízes da planta. Deve ter um furo na base, para a drenagem da água das regas. Antes de receber a muda, é conveniente mergulhar o vaso em algumas horas para com as paredes úmidas, assim o material não roubará a umidade do solo. Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso, colocando um pedaço de cerâmica sobre o orifício e encha o vaso com a terra. Pode ser usada uma mistura com duas partes de terra de jardim, duas de terra vegetal e uma vermiculita. Plante a muda, centralizando a raiz e molhe até a água escorrer para o prato. Jogue o liquido fora e regue novamente.
A terra em que estiver plantada não deve ser encharcada, pois o excesso de água provoca o apodrecimento das raízes. As raízes das violetas são muito sensíveis, sendo importante que a terra usada no plantio seja uma mistura de boa qualidade, com boa aeração. Recomenda-se um pH em torno de 5,5 até 6,5.
O plantio das matrizes e mudas não deve ser muito profundo, pois isso provoca o apodrecimento da planta.
O melhor é fazer uma pequena cavidade com o dedo e introduzir uma folha sadia, sem enterrar. Essa folha será a matriz que irá originar as mudas. Quando isso começar a acontecer, torna-se necessário retirar a folha matriz para forçar o crescimento independente.
As flores de violetas necessitam de vários elementos químicos. A parte básica da adubação são os macronutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio.
As aplicações de adubos são necessários, durante todo o ciclo (ex. nitrato de cálcio, uréia e nitrato de potássio).
O melhor local é aquele com boa luminosidade, mas sem incidência direta dos raios solares. A temperatura ideal para as violetas varia de 22 a 24 graus centígrados – o mínimo é 15 graus e o máximo 30. Com pouca luz, elas não florescem; com muita, são capazes de florescer, mas suas folhas ficam queimadas nas bordas. A luz solar filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo, e temperaturas em torno de 25 graus C formam o ambiente ideal para a planta. Se for colocar o vaso no parapeito da janela, uma boa dica para garantir o crescimento simétrico da violeta é ir virando o vaso, semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido.

Cuidados
A violeta também é susceptível a algumas pragas (tripes, ácaros, etc.)
Se sua violeta apresenta alguns sintomas, a resposta pode ser a seguinte:
Manchas queimadas: alto nível de E.C., intoxicação por produtos químicos.
Amarelecimento das folhas: índices de luz, baixo nível dos principais macronutrientes.
Folhas com manchas brancas/amarelas: água com temperatura inferior a 21ºC, principalmente no frio.
Manter o vaso no prato, em lugar fresco, com luz indireta.
O maior pecado é molhar a copa e as folhas da violeta. Para que não apodreçam, o melhor é colocar água no pratinho. Cuidado, no entanto, para não afogá-las, já que respiram pelas raízes. No verão, molhe duas vezes por semana e no inverno, uma vez só. A cada mês, faça uma rega por cima, deixando que a água leve embora os sais minerais que concentram sobre o solo prejudicando-o. Importante: ferva a água ou deixe descansando um dia para que o cloro, tão odiado pelas violetas, evapore.
Para a adubação, alterne os fertilizantes orgânicos (origem animal ou vegetal, como esterco e farinhas de osso e de peixe) com os inorgânicos (derivados do refino do petróleo ou de extrações minerais). O NPK (nitrogênio + fósforo + potássio) é um fertilizante inorgânico apreciado por essas plantas. Vem no teor desejado e você pode optar pela composição 10-10-5.
A temperatura ambiente é aceitável até um mínimo de 18 graus centígrados.

Uma dica muito boa para violetas é água morna. Elas adoram! Regue-as com água levemente aquecida, isto ativa o metabolismo das plantinhas e elas respondem muito bem.

Uma violeta com boas condicoes irá florir por nove meses, e irá ” descansar” depois mais tres meses, pois violetas dãoum intervalo de florescimento. Se a sua violeta defloresce por rasoes nao visíveis, sua planta pode conter pulgoes (que podem ser minusculos). Pulgoes adoram a parte central da flor que é a parte mais delicada dela. Infelizmente, esta é a parte onde a flor sesegura ao corpo inteiro da planta. Tenha um inseticida de boa qualidade (recomendado caseiras) com água e pulverize toda a planta. Esta mistura precisa ter a temperatura ambiente, e siga as intrucoes do rotulo do seu inseticida, caso escolher de fábrica.

Uma boa dica é se achar alguma joaninha voando em sua area, colocar nas violetas, pois ela adora pulgões e não ira prejudicar sua planta. Tire todas as flores para ter um novo florescimento mais rápido.

E que venham as flores! :D

(depois conto aqui se alguma dessas dica deu certo… :-\)

112 thoughts on “Como ajudar as violetas a florir

  1. Obrigada pela dica minhas violetas estão sem florir a muitos anos. Tenho cinco violetas e irei seguir as dicas.valeu

  2. Olá a minha violeta esta caindo todas as florzinhas será que é porque eu regava todo dia? será que tem como salvar? E você sabe quais os meses que ela descansa? Obrigada pelas informações :)

  3. Obrigada querida eu adorei muito sobre a orientacao. Vai me ajudar bastante. Estou com duas violetas. Comprei elas sem flores. E quero flores. Espero que eu consiga. Amo flores

  4. Lorena, nao se preocupe! O que sente eh normal em pessoas que nao tem sensibilidade… Ah! E vc nao precisava ler tudo para saber que nao gosta… Ou tb lhe faltam neuronios?

Obrigada pela participação.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s