Causas do bocejo em humanos…


Quais são as causas do bocejo em humanos? São as mesmas para outros animais?

Fonte: Ciência Hoje

O bocejo é um fenômeno comum e caracteriza-se por ser um reflexo involuntário. Embora ainda não se saibam as suas causas, ele é um fenômeno evolutivamente antigo. Todos os mamíferos e a maioria dos vertebrados bocejam. Em situações de tédio, respira-se de forma mais lenta e, à medida que o nível de gás carbônico aumenta no sangue e a oxigenação nos alvéolos pulmonares diminui, uma mensagem é enviada ao hipotálamo, no cérebro, pedindo mais oxigênio.

De lá, são liberados vários neurotransmissores que induzem o bocejo e reações simultâneas em todo o corpo: a boca abre-se e a pessoa inspira uma grande quantidade de ar, que é enviado aos pulmões; os músculos alongam-se para melhorar a circulação; e a freqüência de batimentos cardíacos aumenta. Assim, a sensação de cansaço diminui e o corpo volta ao estado de alerta.

O bocejo seria então uma resposta à necessidade de uma respiração profunda para despertar o corpo e assim eliminar o excesso de gás carbônico no sangue. Bocejos podem ocorrer em atletas olímpicos nos minutos que antecedem à competição e em violonistas prestes a entrar no palco para executar um concerto.

Embora ainda não se saibam os mecanismos exatos envolvidos no bocejo, provavelmente estão relacionados a uma tentativa de relaxamento. Já autistas e esquizofrênicos, que vivem em um mundo psíquico isolado e distante do contato com outras pessoas, por razões ainda desconhecidas, não bocejam. Um dado curioso, cuja causa é igualmente desconhecida: quando um indivíduo boceja, outras pessoas também passam a bocejar.

Monica Levy Andersen e Sergio Tufik
Departamento de Psicobiologia,
Universidade Federal de São Paulo

7 pensamentos sobre “Causas do bocejo em humanos…

  1. Meu filho é um jovem de 22 anos e sofre com falta de ar,tosse bastante,sua pressão é alta,até no trabalho a tosse irrita quem está por perto eu vivo muito angustiada pois já fiz vários tratamentos sem obter nenhum resultado positivo ,geralmente nos finais de semana qdo ele bebe piora muito,ultimamento mesmo sem dar crença estou fazento um tratamento espiritual a distância ainda não concluiu e já melhorou 70%,mas também ele está sem consumir bebida alcólica,estou rezando bastante por ele já que o mesmo não leva muita fé.Mas até ele já percebeu que melhorou bastante,só não sei se é pq ele está sem beber ou é o tratamento.Mas estou esperançosa pois meu cunhado sofria do mesmo problema e há mais de 4 anos está curado!Espero ter ajudado!

  2. Thiago.
    Bocejar ajuda a respirar sim. Quando sentimos uma espécie de falta de ar, é só bocejar que melhora. E isso é involuntário. Trata-se, provavelmente de problema de ansiedade. Também sofro desse desconfortável distúrbio.

  3. Bocejar eh qd vc abre a bocaa seu idiota!!!A causa deve ser naum so o sono como outras coisas sua porra!

  4. Ultimamente tenho tido falta de ar, e fico meio nervoso, e automaticamente começo a bocejar uma atraz da outra, o bocejo me ajuda a respirar melhor tira momentaneamente a sensação de falta de ar, o que poderia ser isso?
    Acha q tenho algum problema?

Obrigada pela participação.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s